O programa “Encontro”, da Globo, foi palco de um momento constrangedor na manhã desta terça-feira (13/08) ao receber as atletas olímpicas Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira, que retornaram recentemente da Olimpíada de Paris.
As ginastas, que conquistaram uma medalha inédita de bronze para o Brasil na ginástica artística por equipes, estavam sendo entrevistadas pela apresentadora Patrícia Poeta, quando um comentário infeliz da jornalista acabou gerando desconforto no ar.
Comentário de Patrícia Poeta sobre Jade Barbosa
Durante a entrevista, Patrícia Poeta se dirigiu a Jade Barbosa, de 33 anos, referindo-se a ela como a “mãezona” do grupo. A intenção parecia ser um elogio à ginasta, que é uma das mais experientes da equipe, mas a escolha das palavras não foi bem recebida.
“Agora, tem uma colega aqui, muito querida, que a gente ouve falar que é a ‘mãezona’ do grupo, é isso mesmo Jade?”, perguntou a apresentadora. A resposta da atleta veio acompanhada de um riso tímido e uma clara tentativa de desviar do assunto, dizendo apenas: “É, esse apelido é novo”.
O desconforto no estúdio foi evidente, e Patrícia tentou corrigir sua fala, mencionando que “um passarinho” havia contado sobre a relação de Jade com as outras ginastas e pediu para que ela falasse mais sobre isso.
A situação, porém, já estava comprometida, e a ginasta, de forma educada, desviou para o papel de liderança que exerce na equipe, destacando a influência que recebeu de outras grandes atletas como Daniele Hypólito e Daiane dos Santos.
Telespectadores não deixam comentário passar em branco
Nas redes sociais, o incidente rapidamente virou assunto, com muitos internautas criticando o comentário da apresentadora. Comentários como “Ela não gostou. Chamou de velha na cara dura, pro atleta isso pesa muito!” e “Totalmente desnecessária” tomaram conta do X, evidenciando a percepção negativa do público em relação ao episódio.
Este não foi o primeiro comentário sobre a idade de Jade Barbosa que gerou controvérsia. Recentemente, durante uma entrevista ao Jornal Nacional, a jornalista Karine Alves também fez uma observação polêmica ao questionar se a ginasta pretende competir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, insinuando que a atleta estaria com idade avançada.