Os telespectadores que estão acompanhando o remake de Renascer verão nos próximos capítulos que o destino de José Inocêncio (Marcos Palmeira) parece estar se delineando de maneira dramática e inevitável, ecoando a trama original de 1993.
No episódio da última terça (13), o protagonista sentiu um arrepio misterioso e confessou a Inácia (Edvana Carvalho) sua suspeita de que seus dias estão contados.
José Inocêncio vai embora, mas decide voltar
Essa premonição impulsionou José Inocêncio a buscar o facão que enterrou aos pés do jequitibá-rei, um gesto de sua conexão com o passado e com as promessas feitas. Não conseguindo recuperar o facão e desfazer o pacto com a árvore, ele tomará uma decisão radical: deixar sua fazenda e confiar seus negócios a Bento (Marcello Melo Jr.) e Kika (Juliane Araújo), partindo para viver com Aurora (Malu Mader).
Inácia terá uma visão premonitória sobre o patrão se juntando a Maria Santa (Duda Santos) quando ele voltar à Bahia, reforçando a ideia de que seu fim está próximo. A visita do Boi Bumbá, uma visão que José Inocêncio terá, será o sinal definitivo de que ele precisa retornar para sua fazenda e enfrentar o seu destino.
José Inocêncio morre em Renascer
Segundo Sabrina Castro, colunista do Notícias da TV, o desfecho trágico de José Inocêncio será marcado por um atentado orquestrado por Egídio (Vladimir Brichta), que o deixará paraplégico e confinado a uma cadeira de rodas, tal como na narrativa original. Sua condição se agravará com um acidente que o deixará acamado, recusando tratamento médico e delirando nos momentos finais de sua vida.
Em um emocionante encontro com o passado, João Pedro (Juan Paiva) desenterrará o facão do pai, permitindo que o fazendeiro se sinta livre para partir. O momento de reconciliação entre pai e filho será tocante, com José Inocêncio expressando seu amor e arrependimento, momentos antes de sua morte. Maria Santa o levará para o Além, encerrando sua jornada terrena com uma mistura de redenção e tristeza.