Rebeca Andrade, uma das maiores estrelas do esporte brasileiro na atualidade, conquistou a medalha de ouro no solo da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris. Com uma trajetória de vida marcada por desafios e determinação, Rebeca é filha de Dona Rosa e Ricardo Andrade.
A atleta deixou sua casa em Guarulhos aos 9 anos para se dedicar à carreira na ginástica, sendo a caçula entre cinco filhos do casal. Rebeca chegou a morar em Curitiba e depois no Rio de Janeiro, ficando longe da família no fim da infância e adolescência. Atualmente, a campeã olímpica treina pelo time do Flamengo.
Rebeca era levada pelo irmão aos treinos
Dona Rosa, que precisou criar seus filhos sozinha após a separação de Ricardo, tem uma história de superação. Ela trabalhava como doméstica para sustentar a casa. Normalmente, as contas não fechavam e a família passava por muitas dificuldades.
Dona Rosa é mãe de Roger, de 35 anos; Emerson, de 33; Elisama, de 29; Robert, de 27; e Rebeca, de 25 anos. Estes cinco são frutos do relacionamento com Ricardo. Quando eram crianças, uma tia levou Rebeca e seus irmãos para um ginásio, onde seu talento na ginástica foi descoberto. Emerson, o segundo mais velho, frequentemente acompanhava Rebeca nos treinos, e eles chegavam a atravessar Guarulhos a pé por falta de dinheiro para o ônibus.
Irmãos mais novos
Após a separação, Dona Rosa, que trabalha como empregada doméstica, formou um novo relacionamento e teve mais três filhos: Yago, de 21 anos; Henrique, de 19; e Igor, de 17 anos, os meio-irmãos mais novos de Rebeca.