Em Renascer, Inácia (Edvana Carvalho) decide guardar a manta que pertencia à Maria Santa (Duda Santos) em um baú cheio de objetos antigos, desobedecendo à ordem de Zé Inocêncio (Marcos Palmeira) de descartar qualquer lembrança de sua primeira esposa.
Na novela das nove da Globo, uma cena revelará um item simbólico: a cabeça do Bumba Meu Boi, fantasia que marcou o início do romance entre Inocêncio e Maria Santa na primeira fase da trama.
Cena inédita em Renascer
Segundo Márcia Pereira, do Notícias da TV, em um momento anterior, uma cena inédita do remake mostrará Inocêncio deixando sua fazenda nas mãos de Zé Bento (Marcello Melo Jr) para viver com Aurora (Malu Mader). Diferente da versão original de 1993, onde o romance do protagonista com a fazendeira foi breve, agora ele busca a felicidade ao lado da fazendeira.
Antes de partir para o Espírito Santo, o fazendeiro faz uma reflexão sobre seu passado, admitindo que precisa seguir em frente, sem levar nada de Maria Santa com ele, reconhecendo que sua conexão com ela era, em parte, uma ilusão criada por sua mente.
Enquanto guarda a manta na arca, Inácia é surpreendida pela presença de João Pedro (Juan Paiva), que a questiona sobre o paradeiro do pai. A governanta explica que Inocêncio foi em busca de seu futuro, deixando João Pedro indignado ao perceber que o pai partiu sem se despedir dele.
Simbolismo do Bumba na novela das nove da Globo
A cena destaca o profundo simbolismo da cabeça do Bumba, um segredo guardado a sete chaves por Inácia, que reaparece na arca, representando o início e o fim do relacionamento entre Inocêncio e Maria Santa, além de ser um presságio de tragédias futuras na trama.