Após a cantora Preta Gil anunciar que seu câncer voltou em quatro partes diferentes do corpo, incluindo linfonodos e o peritônio, especialistas agora apontam que a deficiência de vitamina B9 (ácido fólico) pode aumentar o risco de desenvolver o câncer de intestino, o mesmo que acometeu a artista.
Diversos estudos, como o publicado no Annals Of Oncology, evidenciam essa correlação, especialmente para aqueles com uma alimentação carente em nutrientes essenciais.
O estudo, que analisou mais de 5 mil participantes, destaca que a deficiência de ácido fólico pode impulsionar o surgimento de cânceres, incluindo o colorretal.
Segundo especialistas, uma dieta rica em folato pode reduzir significativamente o risco não só para o câncer de intestino, mas também para outras neoplasias, como o câncer esofágico. Preta Gil, diagnosticada com câncer de intestino no ano passado, agora enfrenta o desafio de tratar as metástases.
O câncer de intestino, conhecido também como câncer colorretal, é o terceiro mais diagnosticado no mundo, com 44 mil novos casos anuais no Brasil, de acordo com o INCA. Os fatores de risco incluem dieta rica em carne vermelha, consumo de ultraprocessados, obesidade e hábitos como tabagismo e alcoolismo. O tratamento depende do estágio da doença e pode variar entre cirurgia e quimioterapia.
https://twitter.com/PretaGil/status/1827814292424392917
You must be logged in to post a comment.