Nesta terça-feira, 17 de setembro, a defesa de Deolane Bezerra, influenciadora e advogada, apresentou um novo habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília, desafiando as medidas que a mantêm detida.
Deolane, que está presa há uma semana na Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco, teve sua prisão domiciliar revogada após o descumprimento de medidas cautelares. Essa decisão ocorreu menos de 24 horas depois de sua soltura inicial, em 9 de setembro.
O documento obtido pela coluna da jornalista Fábia Oliveira detalha que, além de solicitar a liberdade de Deolane Bezerra, a defesa pede a revogação de uma das medidas cautelares que ela violou, que é a proibição de se manifestar nas redes sociais e na imprensa.
Os advogados argumentam que essa restrição configura censura e alegam que o crime de lavagem de dinheiro pelo qual Deolane está sendo investigada não tem relação com o uso de redes sociais.
A defesa ainda ressalta que a proibição de se comunicar publicamente impede Deolane de se defender das acusações que enfrenta. "A paciente está sendo publicamente acusada de estar envolvida na prática de crime de lavagem de dinheiro, sofrendo as consequências destes fatos. Ao proibir a paciente de utilizar-se de qualquer meio de comunicação, a decisão coatora impede que Deolane se defenda das acusações que, também publicamente, estão lhe sendo direcionadas", argumenta o pedido. A situação continua a gerar grande atenção e controvérsia no cenário jurídico e público.
You must be logged in to post a comment.