O Dr. Dimie Ogoina, renomado médico nigeriano, foi reconhecido como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2023, após identificar o primeiro caso de mpox (varíola dos macacos) na Nigéria em décadas. Em setembro de 2017, Ogoina atendeu um menino de 11 anos com sintomas graves, incluindo febre e bolhas dolorosas.
Inicialmente confundido com um caso grave de catapora, o diagnóstico foi descartado, levando o médico a suspeitar de mpox. Amostras foram enviadas para laboratórios internacionais, confirmando o ressurgimento da doença, que não havia sido registrada em humanos na Nigéria há 38 anos.
Nos meses seguintes, Ogoina identificou mais 20 casos de mpox em sua clínica, despertando a atenção da comunidade médica global. Em agosto de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox uma emergência de saúde pública internacional, após uma onda alarmante de casos.
O trabalho pioneiro de Ogoina, que incluiu a descoberta de novas formas de transmissão do vírus entre humanos, foi fundamental para esse reconhecimento. Sua atuação se destacou por alertar o mundo sobre a seriedade da doença e pela colaboração com a OMS, o que lhe conferiu notoriedade internacional.
Atualmente, o vírus da mpox já se espalhou por 13 países, com mais de 14 mil casos e 500 mortes registrados em 2024, um aumento de 160% em relação ao ano anterior. Diante desse cenário preocupante, a OMS revisou o status da doença e recomendou que autoridades de saúde intensifiquem o monitoramento e se preparem para implementar medidas de contenção, como as que foram usadas durante a pandemia de COVID-19.
You must be logged in to post a comment.