Nesta segunda-feira, 9, São Paulo alcançou um marco preocupante ao se tornar a cidade com a pior qualidade do ar globalmente, segundo a análise da agência suíça IQAir.
O Índice de Qualidade do Ar, que monitora em tempo real a poluição atmosférica das 100 maiores cidades do planeta, revelou que a metrópole paulista atingiu impressionantes 160 pontos, rivalizando diretamente com Lahore, no Paquistão, e Medan, na Indonésia, pelos piores índices de poluição do ar.
O ranking, que destaca as dez cidades mais poluídas, coloca São Paulo na terceira posição, à frente de grandes centros urbanos como Dubai, Jakarta e Delhi. A cidade é a única representante do Brasil na lista, evidenciando uma crise de poluição que coloca a saúde de seus habitantes em risco.
Além de São Paulo, a única outra cidade americana a figurar entre as dez mais poluídas é Santiago, no Chile, ressaltando a gravidade da situação na América Latina.
As demais cidades do ranking são predominantemente da Ásia e do Oriente Médio, com uma presença significativa de grandes distritos africanos. O cenário revela um padrão preocupante de poluição global, que afeta principalmente regiões com alta densidade populacional e industrialização intensa. O ranking atualizado às 13h55 de hoje apresenta a seguinte lista das dez cidades com maior poluição do ar: Lahore, Medan, São Paulo, Dubai, Jakarta, Addis Ababa, Delhi, Kinshasa, Doha e Santiago.
You must be logged in to post a comment.