Apple desiste de projeto de carro elétrico e demite funcionários

Neste artigo, você vai saber mais sobre o cancelamento do projeto de carro elétrico autônomo da Apple, que era um dos mais ambiciosos da história da empresa. Saiba quais foram os motivos, as consequências e as reações a essa decisão surpreendente.

Fev 27, 2024 - 22:15
Fev 27, 2024 - 22:50
 0
Apple desiste de projeto de carro elétrico e demite funcionários
Imagem : apple

A Apple Inc. anunciou nesta terça-feira o cancelamento de um projeto de dez anos para construir um carro elétrico autônomo, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, abandonando um dos projetos mais ambiciosos da história da empresa.

A decisão foi comunicada internamente pelo diretor de operações Jeff Williams e pelo vice-presidente responsável pelo projeto, Kevin Lynch, aos quase 2 mil funcionários que trabalhavam no projeto, chamado internamente de Projeto Titan, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque o anúncio não foi público.

Os dois executivos disseram aos funcionários que o projeto será encerrado e que muitos dos funcionários da equipe do carro - conhecida como Grupo de Projetos Especiais, ou SPG - serão transferidos para a divisão de inteligência artificial sob o comando do executivo John Giannandrea. Esses funcionários se concentrarão em projetos de IA generativa, uma prioridade cada vez mais importante para a empresa.

A equipe do carro também tem várias centenas de engenheiros de hardware e designers de veículos. É possível que eles possam se candidatar a vagas em outras equipes da Apple. Haverá demissões, mas não está claro quantas. A Apple, sediada em Cupertino, Califórnia, recusou-se a comentar.

A medida foi recebida com alívio pelos investidores, que elevaram as ações da Apple na terça-feira após uma queda anterior. A ação subiu cerca de 1,2% para US$ 183,37 às 14h33 em Nova York, após a Bloomberg noticiar a notícia. Elon Musk, chefe da Tesla Inc., também comemorou a decisão. Ele enviou uma postagem no X com um emoji de saudação e um cigarro.

A decisão de encerrar o projeto é uma bomba para a empresa, encerrando um esforço multibilionário que teria lançado a Apple em uma indústria totalmente nova. A gigante da tecnologia começou a trabalhar em um carro por volta de 2014, com o objetivo de criar um veículo elétrico totalmente autônomo com um interior semelhante a uma limusine e navegação por voz.

Mas o projeto enfrentou dificuldades quase desde o início, com a Apple mudando a liderança e a estratégia da equipe várias vezes. Lynch e Williams assumiram o comando do empreendimento há alguns anos - após a saída de Doug Field, agora um executivo sênior da Ford Motor Co.

A decisão de cancelar o projeto ocorre em um momento em que as grandes montadoras estão reavaliando seus investimentos em veículos elétricos, e em meio a um maior escrutínio sobre os projetos de veículos autônomos. A entrada da Apple no setor automotivo também foi vista como um possível impulso para sua lucratividade, dando-lhe uma nova fonte de receita para ajudar a compensar o estagnação e as ameaças regulatórias ao seu negócio de serviços.

Fontes: TechCrunch

Accesscanal Escritor do portal accesscanal.com, amo escrever conteúdos que ajudam as pessoas, comprometido com a veracidade das informações de cada artigo,Faço o que amo.