Sam Altman fala sobre o futuro da inteligência artificial

Confira o futuro da inteligência artificial segundo Sam Altman

Fev 28, 2024 - 18:45
 0
Sam Altman fala sobre o futuro da inteligência artificial
Imagem: robo IA

O CEO da OpenAI, Sam Altman, participou da sessão 'Tecnologia em um Mundo Turbulento' no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde compartilhou sua visão sobre o futuro da inteligência artificial (IA) e os avanços da sua empresa.

A OpenAI é a criadora de tecnologias de IA de ponta, como GPT-4, ChatGPT, DALL-E, Codex, e muitas outras. Altman explicou que essas ferramentas são capazes de gerar conteúdo de forma criativa e autônoma, a partir de qualquer tipo de entrada, como texto, imagem, áudio ou código.

"Mesmo com sua capacidade atual muito limitada e suas falhas profundas, as pessoas estão encontrando maneiras de usar essa ferramenta para obter grandes ganhos de produtividade ou outros benefícios e entender as limitações", disse Altman.

Ele também afirmou que as pessoas entendem as ferramentas e as limitações das ferramentas mais do que costumamos dar crédito. "As pessoas encontraram maneiras de tornar o ChatGPT super útil para elas e entender o que não usar, na maior parte dos casos", acrescentou.

Altman disse que a IA será capaz de explicar seu raciocínio para nós, de forma semelhante à que fazemos com outros humanos. "Eu não posso olhar no seu cérebro para entender por que você está pensando o que está pensando. Mas eu posso pedir que você explique seu raciocínio e decidir se isso parece razoável para mim ou não. Eu acho que nossos sistemas de IA também serão capazes de fazer a mesma coisa. Eles serão capazes de nos explicar em linguagem natural os passos de A para B, e nós podemos decidir se achamos que esses são bons passos, mesmo que não estejamos olhando para dentro dele para ver cada conexão", disse ele.

Altman também descartou a ideia de que a IA irá substituir o nosso cuidado humano uns pelos outros. Ele citou o exemplo do xadrez, que não perdeu seu interesse depois que um computador venceu o campeão mundial Garry Kasparov em 1997. "As pessoas ainda querem jogar xadrez, assistir xadrez e aprender com xadrez. E eu acho que isso vai acontecer com quase tudo que a IA pode fazer", disse ele.

Altman concluiu sua participação dizendo que a IA é uma força motriz para a economia e a sociedade, e que devemos usá-la para o bem. "Eu acho que a IA é a tecnologia mais importante que a humanidade já inventou. E eu acho que temos uma responsabilidade de usá-la de uma forma que melhore o mundo, e não o torne pior", disse ele.

Accesscanal Escritor do portal accesscanal.com, amo escrever conteúdos que ajudam as pessoas, comprometido com a veracidade das informações de cada artigo,Faço o que amo.