Novas luas são descobertas em torno de Urano e Netuno

Descubra as três novas luas que foram descobertas orbitando os planetas gigantes gelados Urano e Netuno, e saiba como elas revelam a diversidade e a complexidade dos sistemas lunares do nosso sistema solar.

Fev 24, 2024 - 14:12
Fev 24, 2024 - 14:15
 0
Novas luas são descobertas em torno de Urano e Netuno
Imagem:Scott Sheppard

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta de três novas luas orbitando os planetas gigantes gelados Urano e Netuno. As luas foram detectadas usando o telescópio Magalhães no Chile e confirmadas por outros observatórios ao redor do mundo.

A nova lua de Urano é a mais fraca já descoberta por um telescópio terrestre, com apenas 8 quilômetros de diâmetro. Ela ainda não tem um nome oficial, mas é chamada de S/2023 U1. Ela se junta às outras 27 luas de Urano, que recebem nomes de personagens de peças de Shakespeare.

As duas novas luas de Netuno são S/2002 N5, com 22 quilômetros de diâmetro, e S/2021 N1, com 14 quilômetros de diâmetro. Uma delas já havia sido vista em 2003, mas não confirmada como uma lua. Elas se somam às outras 14 luas de Netuno, incluindo Tritão, que foi capturado do Cinturão de Kuiper, uma região de objetos gelados além de Netuno.

A descoberta das novas luas revela que os sistemas lunares dos planetas gigantes são semelhantes, mesmo que os planetas sejam diferentes. Urano tem uma inclinação axial de 98 graus, o que faz com que ele gire de lado. Netuno tem uma órbita mais elíptica e mais distante do Sol do que Urano.

"Essas novas luas mostram que os planetas gigantes gelados têm uma população lunar diversa e complexa, que pode nos ajudar a entender a formação e a evolução do nosso sistema solar", disse Scott Sheppard, da Carnegie Science, que liderou a equipe de descoberta.

Accesscanal Escritor do portal accesscanal.com, amo escrever conteúdos que ajudam as pessoas, comprometido com a veracidade das informações de cada artigo,Faço o que amo.